sexta-feira, 11 de maio de 2007

A Profecia


Por Alexandre Saioro

Outro dia uma amiga minha me mostrou um material sobre algumas profecias que, segundo ela, já estão dando os seus sinais.
Mudanças do eixo da Terra, alterações no campo magnético, situações catastróficas, uma certa purificação do planeta que traria, em seguida, um mundo de paz e harmonia, etc, etc...
Ao final do seu relato ela desabafa: “É meu amigo, estamos vivendo em tempos difíceis de profundas transformações”.
Há mais de 20 anos escuto falar das profecias da Nova Era.
Passei parte de minha vida convivendo com pessoas e grupos da cultura “new age” e nunca me liguei muito nestas visões e profecias que, de vez em quando, surgiam de mais um livro ou movimento espiritual.
Vi previsões de certos acontecimentos não acontecerem e os que aconteceram não foram nada mais do que coisas previsíveis e normais que fazem parte de um mundo que sempre está em transformação. E quando o mundo não esteve em transformação?
Acontecimentos mundiais traumáticos de grande magnitude que trouxeram mudanças significativas sempre fizeram parte da história da humanidade e do planeta. Por que seria diferente agora ou no futuro?
Diversos povos ao longo da história da humanidade passaram por transformações e viveram tempos difíceis. Tiveram sua ascensão e queda.
Neste exato momento, milhões de seres estão passando por verdadeiras catástrofes, sendo caçados, deformados, torturados e aniquilados como sempre foram. Dos confins do Universo até as profundezas da Terra, mundos estão sendo criados e destruídos.
O que são tempos difíceis? São somente aqueles que nós vemos e vivenciamos?
Se estamos vivendo em tempos difíceis e de profundas transformações, o que não diriam aqueles que viveram na época da Segunda Guerra Mundial ou de qualquer outra época e lugar que houve um acontecimento estarrecedor?
Não estamos vivendo em tempos difíceis. Talvez a vida seja um tempo difícil.
Não precisamos de profecias para saber que vamos passar por um momento de profunda transformação; todos sabemos que um dia vamos morrer e que esse vai ser o tempo mais difícil de nossas vidas se não nos prepararmos para isso. Ou seja, se não nos prepararmos para diminuir nossas expectativas e temores com relação a este mundo efêmero.
Há uma profecia que acredito é a maior de todas e que é infalível: Tudo que começar terá um fim. E não vai adiantar lutar e ficar surpreso com isso.
Creio que todo este alarde sobre profecias tem sua causa em nossa eterna busca vã de estar num lugar totalmente seguro, livre de ameaças e mudanças, juntamente com a nossa necessidade de termos uma certa previsibilidade para nossas vidas.
Temos que começar a ver nós mesmos e o mundo com mais lucidez para darmos os passos certos nas mudanças que sempre acontecerão.
Na verdade, precisamos estar atentos para ver que tipo de mudança realmente é necessário acontecer. Não temos muito como influenciar acontecimentos externos, mas temos total capacidade para promover mudanças interiores que realmente trazem uma profunda transformação em nossa maneira de vivenciar as experiências.
Creio que ao invés de ficarmos esperando pelas soluções de uma hipotética purificação do planeta, deveríamos assumir a nossa real capacidade de mudar a nossa mente e eliminar os venenos que circulam permanentemente por ela.
As pessoas esperam uma Nova Era de paz e harmonia em acontecimentos externos, mas continuam cheias dos velhos medos, desejos, orgulhos e discriminações autocentrados, camuflados por uma pseudo-espiritualidade que mantém a eterna luta dualista do bem e do mal, raiz de todo o nosso sofrimento.
Vejo minha amiga gastando sua energia e o tempo que lhe resta preocupada com profecias e o advento de um suposto novo mundo iluminado, ao invés de olhar para o que ela tem nas mãos e procurar descobrir agora, neste exato momento, uma sabedoria que está além de começos e fins, de velho e novo, de “espiritual” e “mundano”. Com a mente e coração envolvidos pelo medo e pela ansiedade sobre fatos que “sinalizam” a chegada de um caos apocalíptico, ela mantém a esperança de que será uma das escolhidas para viver num futuro novo mundo purificado e divino.
Com certeza, muitas pessoas acham uma loucura toda esta história de profecias, mas se olharmos bem todos nós temos as nossas. Todos nós temos temores, expectativas e palpites com relação ao nosso futuro. Todos queremos e estamos trabalhando por alguma coisa melhor e temos certeza que um dia chegaremos na nossa “Terra Prometida” seja num novo mundo, num novo modelo social, num novo emprego ou num novo relacionamento, e, desta forma, vamos conduzindo nossa vida. Cada qual com suas crenças e seus valores.
Mas será que você em nenhum momento teve a impressão que está o tempo todo correndo atrás (ou fugindo) do próprio rabo?

Nenhum comentário: